As democracias europeias e a crise humanitária na Síria: que responsabilidade de proteger?

O Forum Demos, em colaboração com a Cooperativa a Árvore, convida  para mais um debate, desta vez dedicado ao tema  As democracias europeias e a crise humanitária na Síria: que responsabilidade de proteger?

O debate terá lugar na Cooperativa a Árvore, no dia 19 de Março pelas 18h30 e contará com a participação José Manuel Pureza (Vice Presidente da Assembleia da República e Professor de Relações Internacionais na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra),  Catherine Maia, (Professora de Direito Internacional Público na Universidade Lusófona do Porto e Presidente da Multipol); Sandra Dias Fernandes, (Professora na Área De Relações Internacionais e Ciência Política na Universidade Do Minho) e Radwan Khalifeh (Colaborador do Projecto Cowork – Plataforma de Apoio aos Refugiados). Contará ainda com a moderação de Álvaro Vasconcelos.

AS DEMOCRACIAS EUROPEIAS E A CRISE HUMANITÁRIA NA SÍRIA (1)

Temos, nos últimos dias, acompanhado pelos media o horror que se vive em Ghouta, parte da crise humanitária na Síria, com centenas de milhares de mortos e milhões de deslocados e refugiados. O Secretário Geral das Nações Unidas declarou que Ghouta vive uma tragédia humanitária e apelou à efectivação do cessar fogo decretado pelo Conselho de Segurança. A Assembleia da República aprovou uma moção no mesmo sentido.

A Síria é palco de uma guerra mundializada, estando envolvidas as grandes potências e os principais atores regionais, o que torna mais complexa a procura de uma solução política que ponha termo ao conflito e ao sofrimento humano que o tem acompanhado desde 2011, solução indiscutivelmente urgente.

De que forma somos informados sobre a Síria? Qual a importância do debate sobre as fake news, a que a Síria não escapa? Pode a informação ser neutra perante este conflito? Como têm reagido as democracias europeias e que responsabilidade têm de proteger as vítimas desta tragédia? De que forma as democracias, mormente as europeias, e os valores que alegadamente defendem são afetados pelas atitudes que tomamos perante a tragédia que ali se vive? Como é que a questão dos refugiados pesa nas perceções europeias sobre a Síria?

Estes são alguns dos temas que vão ser discutidos neste forum.

Contamos com a vossa presença e participação.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s