O maldito dia de maio

Álvaro Vasconcelos

Nos Estados Unidos deu-se o impensável e chegou ao poder Trump, um Presidente de extrema-direita que acaba de decidir tornar públicos os crimes cometidos por estrangeiros, certamente com o objetivo de aumentar o racismo e o ódio contra os imigrantes.

A reação violenta contra os imigrantes é, desde há muito, a manifestação das tendências mais nefastas à humanidade comum que atravessam as sociedades europeias e norte-americana.

human

Houve sempre quem, em nome da fraternidade e da hospitalidade, se revoltasse contra a violência e os preconceitos contra os estrangeiros – são esses que admiramos e nos quais nos revemos. Entre eles William Shakespeare, numa passagem dedicada aos imigrantes que é o único texto caligrafado pelo génio do teatro que chegou até nós.

Shakespeare contribuiu para a peça de teatro The Book of Sir Thomas More, o autor da Utopia, condenado à morte por recusar a autoridade religiosa da coroa britânica. O drama relata um ataque contra imigrantes, em Londres, perpetrado por uma multidão enfurecida, armada de pedras, água a ferver e bastões. Os imigrantes eram acusados de roubar os seus empregos e destruir a sua cultura. Na passagem escrita por Shakespeare, Thomas More dirige-se à multidão que ataca os refugidos e diz: ”…this is the strangers case; And this your mountainish inhumanity.”

O 1 de maio de 1517, esse dia trágico e sombrio da história britânica, ficou conhecido como o maldito dia de maio.

Os que hoje, como Trump, constroem muros contra os imigrantes e lhes atiram pedras, em palavras e em atos, esquecem-se, na sua arrogância racista, que todos somos estrangeiros para alguém e que, quem sabe, o dia virá em que terão que procurar abrigo noutras terras, em que serão vistos como estrangeiros lá onde nasceram.

Vejam e ouçam a leitura do belo e vibrante de humanidade texto de Shakespeare, em:

http://www.openculture.com/2017/01/ian-mckellen-reads-a-passionate-speech-by-william-shakespeare-written-in-defense-of-immigrants.html

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s